Dia mundial de combate ao stress

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

 

Bom dia queridos.

Hoje é quinta-feira 23/09, data em que se celebra o Dia Mundial de combate ao Stress.

stress

No mundo atual, é impossível não sofrer deste mal. Sem querer, de repente nos deparamos com essa coisa que vem não sabemos de onde e sem razão (aparente). Nossa vida já é por si uma coisa estressante. Ao acordar com o barulho irritante do despertador todos os dias às 05:30 da manhã, para tomar um banho e um café ligeiro e com pouquíssimas vitaminas (pois tudo é industrializado), abrimos a janela para ainda não ver o sol.

Corremos para pegar o ônibus lotado para correr ao trabalho, onde na maioria das vezes atrasa pelo excesso de carros nas ruas e rodovias. Se estamos de carro acontece o mesmo porém, por estarmos dirigindo, não podemos dormir, ou ler um livro, e temos que prestar atenção excessiva na porcaria do trânsito à nossa frente.

Passamos um dia de cão com milhares de coisas para resolver e um tempo mais curto que mini-saia de piriguete. E rezamos à Deus para que nos dê mais 5 minutos para ir ao banheiro pois não conseguimos fazê-lo desde às 08:05 da manhã. O telefone não pára de tocar, seu chefe não pára de berrar, seu e-mail não pára de encher… Ao voltar para casa após um trânsito triplamente pior do que na parte da manhã, é reclamação do conjuge mal educado, é televisão que só passa desgraça… Vamos para o computador e nos trancamos em um mundo que não existe e perdemos a hora para dormir….

Se estamos em casa, temos que resolver a pia quebrada, o cachorro doente, a avó que não visitamos, a casa que deve ser limpa, a roupa que deve ser passada, as crianças que merecem nossa atenção…

Ufa… enfim, uma vida comum, cotidiana… Sem muita novidade.

Sinto-me tão feliz que tenho vontade de…….

gatostress]

 

Segundo pesquisa realizada em maio deste ano pelo ISMA – Brasil, 70% dos trabalhadores brasileiros sofrem de stress. E muitas pesquisas estão preocupadas com a qualidade de vida de seus funcionários oferecendo atividades paralelas de lazer e relaxamento para que possam continuar nessa longa jornada diária.  Algumas empresas aderiram à academia interna, massagistas, jogos em grupo, fazendo com que isso faça parte da rotina de trabalho de seus colaboradores.

Stress faz muito mal à saúde, dentre algumas doenças destacamos problemas cardíacos, digestivos, sexuais, psicológicos e respiratórios. Muitas das doenças atuais estão relacionadas ao stress. Mas o que fazer se não podemos parar de trrabalhar e ir para um resort nos Alpes?

Aqui vão 7 dicas de uma veterana estressada de combate ao stress:

massagem

1º Releve, nesta vida tudo passa e rapidamente. Se tiver que sofrer por algo, permita-se sofrer, mas que esta sofreguidão não passe de 2 dias, para que não dê tempo de deixá-la te consumir.

2º Relaxe, nem tudo é como queremos que seja. Na maioria das vezes, devemos repensar nos fatos de forma cautelosa e tentar aprender ao invés de lamentar. De tempos em tempos faça uma massagem (vá à um especialista ou peça à alguém querido que o faça). Cante, dance, brinque, leia um livro, saia com os amigos… faça aquilo que gosta.

3º Descanse, todos devemos ter nosso momento de solidão e descanso. Sem descanso nenhum animal para em pé. Permita-se espreguiçar durante o período de trabalho ou dormir uma tarde de sábado com o telefone fora do gancho.

4º Pondere, quais são suas prioridades? Estou tomando as decisões corretas para que não me afete posteriormente? Seja coerente e não se deixe levar pela ganância.

5º Medite, precisamos da meditação para colocar os pensamentos em ordem e não agir impulsivamente fazendo com que nos arrependemos depois. Pense naquilo que viveu e que ouviu, o que não lhe servir, “jogue fora”.

6º Acredite, acredite em você, acredite no outro. Dê um voto de confiança para a vida e para o mundo. Acredite em algo com toda sua força para que possa recorrer à isso nos momentos de desespero. Seja uma religião ou algum ramo científico que lhe permita saber de onde viemos e possivelmente para onde vamos. A idéia de não sabermos nos deixa muito mais estressados.

7º Ame, a si e aos que acredita serem dignos de seu amor. Se ficar desapontado, siga os 7 passos novamente. Afinal, o aprendizado é o que conta.

Não seja negligente com a sua saúde. Não se mate aos poucos por algo que sabe que não lhe trará nada de bom.

Caso ache que não consegue seguir estes passos procure a ajuda de um psicólogo. Não se acanhe, eles são muito esquisitos, eu sei… Mas não mordem (ao menos não deveriam).

E se conseguir, me avise!

Seja feliz! 

CRIANA~1

Saiba mais:

Centro Psicológico de Controle do Stress

Saúde na Rede

International Stress Management Association

0 comentários:

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes