Alianças

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sim senhor, hoje vou falar de uma pequena peça que 99%¨dos casais tem no dedo anelar, seja da mão direita, seja da mão esquerda. As alianças. Mas primeiro quero contar um pouco de historia.

Historia das Alianças

Esse anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje.
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Muitas crenças nasceram então, como exemplo o fato de que os escoceses dizem que a mulher que perde a aliança está condenada a perder o marido.
Retirado da [Wikipedia].
 

Agora sim, o post

Após muito pensar e ficar olhando para a minha aliança (que está praricamente quadrada, nao mais circular) fiquei pasmo por não saber de onde provinha esta tradição. A minha surpresa foi que as alianças de prata do namoro são apenas utilizadas no Brasil.
Mas não é este o intuito do post, mas sim devanear sobre um relacionamento. Relacionamento do qual eu estou a quase 5 anos e não me arrependo em nenhum ponto dele, seja pelo começo conturbado, seja pela rotina destruidora. Eu gosto. Facil assim, quando você encontra alguem que quer ficar ao seu lado, alguem importante e que completa a minha vida.
Alianças não são peças de metal, mas sim a representação fisica de um sentimento que hoje não é mais importante, o companheirismo e o amor. Não quero soar emo aqui, mas sim alertar para os sentimentos que não são mais importantes nos dias de hoje.
O que acham?

1 comentários:

Estrella disse...

Na minha opinião, de nada adianta usar uma aliança se não se sente à vontade e confortável com ela. Acontece que ela é uma lebrança de que apesar de não estarmos perto temos este elo.
Eu,particularmente, apesar de não ser muito ligada em ritos de passagem não acho que não devam ser comemorados. Pois como você mesmo disse, todos os casais passam por momentos difíceis, conturbados e por ótimos momentos. Mas todos devem ser celebrados.
A aliança nada mais é do que a representação disso. Ainda mais, mostra aos outros que você tem alguém na sua vida. Tão importante que celebra sua ligação com este alguém com um anel especial, um presente...
Mas isto apenas irá ter valor, se você tiver vontade de usá-lo, senão será somente mais um anel. Fora que, de nada adianta qualquer acessório se você não cumpre seu significado,ou seja fidelidade, lealdade e amor ao ente querido.

VLP

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes