História da música parte I – O domínio do som
Olá queridos leitores.
Falarei um pouco sobre um de meus temas favoritos. Música. Para que você tenha idéia da vastidão do tema, quero começar sua história desde o ínicio. Como em um único post é impossível tratar deste assunto, dividirei-o em uma série.
Neste primeiro, falarei um pouco do surgimento da música e instrumentos musicais.
Segundo Candé (2001), desde os tempos mais remotos os hominídeos eram capazes de manipular materias para criação de som diversos e imitação de sons da natureza. Porém, é a partir do período Paleontolítico médio, com o surgimento do Homo Sapiens, é que se deu início ao controle de altura, intensidade e timbre de voz. Havendo também a criação de instrumentos controláveis feitos de pedra ou ossos.
Porém, os instrumentos afináveis passaram à ser desenvolvidos à partir do período Neolítico (9.000 a.C). Só em 5.000 a.C, com o desenvolvimento da metalurgia é que foram passam à ser criados instrumentos de cobre e bronze, afináveis, que proporcionariam aos aldeões momentos de lazer e a criação de sistemas musicais próprios com escala e harmonia.
Com o passar do tempo, haviam especialistas neste assunto. Tanto na manofatura de instumentos quanto na criação de músicas e apresentações. A primeira partitura escrita de que se tem registro, é datada de 2 a.C na China, documentando maneiras diferentes de tocar o tambor. Já a primeira partitura melódica é datada de 6 d.C, também desta região.
Para saber mais, clique aqui
That’s all folks.
Nos vemos no próximo post!
Fonte: CANDÉ, Roland de (2001). História Universal da música. 2 volumes. São Paulo: Martins Fontes
V.L.P
0 comentários:
Postar um comentário